domingo, 4 de agosto de 2013

Higor Mendonça aos apuros com Mestre Internacional

Análise de Higor em sua partida com o MI Gerardo Lebredo, no III Aberto do Brasil de Maringá.



Posição após o lance12. Onde ocorre o primeiro momento 'crítico' na visão de Higor.

Posição após o lance24. As últimas fichas de um Mestre, nesse momento a partida já se encontra em apuro de tempo para ambos jogadores, onde o Mestre se lança ao tudo ou nada com um sacrifício de Bispo, trazendo complicações para Higor, que com pouco tempo não consegue visualizar que o negro não tem nada caso 25.hxg3, e comete uma imprecisão que coloca em risco o resultado da partida, que seria sua vitória. 

Posição final da partida, queda da seta do Mestre, e Higor consegue sua primeira vitória contra um Mestre Internacional.
Higor também teve outros bons resultados no torneio, empate contra o MI Dragan Stamenkovic e a WIM Vanessa Feliciano, fechando o torneio com 6pts de 9. O melhor colocado entre os atletas de Londrina.

Conhecendo um pouco mais Higor Mendonça:

Conte-nos um pouco da sua caminhada enxadrística?

Comecei a jogar com 15 anos quando morava em Barretos-SP.Com 16 anos saiu meu rating FIDE com 1930 e de la pra cá tenho tentado subir apesar de não jogar muitos torneios por ano.Como principal conquista posso citar o titulo dos Jogos Abertos do Interior de SP em 2010 na categoria sub-21, jogando por Barrinha-SP.Agora moro em londrina devido a faculdade que estou cursando e quando possível jogando os torneios aqui no Paraná.
Como você concilia a Faculdade, seus estudos, com o treinamento de xadrez?

Devido ao curso de engenharia ser bem puxado, não é possível me dedicar tanto ao xadrez. Mas tento treinar pelo menos uma hora por dia e quando estou de férias procuro treinar bem mais. De qualquer forma tento me manter o máximo possível informado sobre o que acontece no mundo do xadrez.

Você chegou ao Paraná, onde poucos te conheciam, mas aos poucos vem mostrando a sua capacidade, e evolução, tem algum plano daqui pra frente, alguma meta para ser alcançada em relação ao xadrez?

A meta da maioria dos jogadores é no minimo se tornar MF pra depois pensar em ser um MI ou GM. Primeiramente preciso terminar a faculdade e ver como vai ser minha vida. A principio pretendo ,enquanto estou cursando a faculdade, chegar o mais próximo possível aos 2200 de rating ,depois ter mais tempo pra treinar e ai sim chegar aos 2300. Obrigado Higor pela análise e entrevista.

Nenhum comentário: